(14) 3813.5530 / 38133133




Exames

» Exames / Phmetria Esofágica


Phmetria Esofágica

O exame de Phmetria de 24h é, importante para o diagnóstico do Refluxo Gastro-Esofágico, seja o mesmo típico ou atípico, de modo quantitativo e qualitativo.

A pHmetria esofágica é um exame onde é medida a quantidade de ácido que sobe do estômago para o esôfago durante 24 horas, e quanto tempo esse ácido permanece no esôfago. É normal que o ácido suba do estômago para a parte final do esôfago algumas vezes ao dia, mas que permaneça lá pouco tempo. Se o ácido sobe até a garganta ou reflui ao esôfago muitas vezes ao dia ou fique parado no esôfago por muito tempo, isso pode levar a doenças como esofagite, úlceras, tosse crônica, asma e outras. A pHmetria é o único exame que permite a análise adequada do que acontece com o ácido no esôfago e ajuda a orientar o seu médico qual o melhor tratamento, podendo ser realizado com um ou dois canais.

Indicações para a realização do exame:

-Documentar exposição ácida do esôfago em pacientes com endoscopia negativa e sintomas de refluxo;
- Pacientes com indicação para cirurgia anti-refluxo;
- Avaliar pacientes após cirurgia anti-refluxo com suspeita de persistência de refluxo e pacientes com achados normais e/ou equivocados na endoscopia e sintomas de refluxo refratário à terapêutica clínica;
- Avaliar pacientes com manifestações otorrinolaringológicas (laringite, faringite, tosse crônica) de doença do refluxo gastro-esofágico (DRGE);
- Detectar DRGE em pacientes com dor torácica de origem não-cardíaca após avaliação cardíaca;
- Documentar DRGE em adultos associada à asma (não alérgica).

Cuidados necessários com o aparelho:

É importante lembrar que no período do exame, não se deve praticar esportes ( o suor pode fazer com que o eletrodo ou a sonda se desconectem e um possível impacto pode danificar o aparelho ) e não se deve tomar banho com chuveiro ou banheira, podendo, no entanto tomar banho com o uso de toalha úmida, evitando-se a área da sonda, do eletrodo e do aparelho registrador ( sempre é bom lembrar que o aparelho registrador é de funcionamento elétrico e pode ser danificado quando exposto a água ). Também não deve-se ingerir alimentos ácidos ( sucos, refrigerantes, vinagre, etc ), muito frios ou muito quentes, que estragam a sonda e inutilizam o exame.



Imprimir
 
Indicar a um amigo
 



Voltar
2017 - Endoscopia Paulista Ltda.
Rua José Dal Farra, 77 - Centro - CEP 18602-020 - Botucatu/SP - Fone/Fax: (14) 3813-3133/3813-5530