(14) 3813.5530 / 38133133




Exames

» Exames / Colocação de Balão Intragástrico


Colocação de Balão Intragástrico

Balão Intragástrico:

É conhecido como Bioenterics Intragastric Balloon ou BIB; uma técnica de combate à obesidade que consiste na introdução de um balão inflável de silicone dentro do estômago por via endoscópica, associado a uma leve sedação. Logo após a sua introdução, o balão é inflado com cerca de 400 a 700ml de soro fisiológico, corado com tintura de azul de metileno ou com ar , com a finalidade de reduzir a capacidade do estômago e a ingestão de alimentos. Trata-se de um procedimento simples e é realizado ambulatorialmente. Não é necessário internação. O tempo de permanência máxima do BIB é de 6 meses (tempo de garantia do fabricante). A retirada do balão é também realizada através de endoscopia, em nível ambulatorial e com sedação.

Objetivo do balão:

Uma vez inflado dentro do estômago, o BIB estimula receptores do fundo gástrico que sinalizam para o sistema nervoso central (cérebro) provocando uma saciedade precoce. O espaço ocupado pelo balão gástrico também age na diminuição da capacidade do reservatório gástrico. Estes dois mecanismos de ação levam a redução do volume de alimentos ingeridos e a consequente diminuição do aporte calórico ocasionando a perda de peso e redução da obesidade.

Indicação BIB:

Pacientes obesos com IMC abaixo de 35 que não respondem a tratamento clínico por mais de três anos;

Pacientes obesos com IMC maior que 35 que não apresentam condições de serem submetidos à cirurgia de obesidade por contra-indicação médica; ou ainda aqueles pacientes que não querem se submeter a um procedimento cirúgico embora sejam obesos mórbidos. Também é usado superobesos que necessitam perder peso para reduzir riscos cirúrgicos.

Colocação do BIB:

Ao contrário dos outros procedimentos para a obesidade, o balão é colocado através da endoscopia digestiva.

É um procedimento ambulatorial no qual o paciente recebe uma leve sedação.

É realizada uma endoscopia digestiva para acompanhar o posicionamento do balão dentro do estômago, bem como o seu preenchimento.

O balão é preenchido com soro fisiológico misturado à um corante azul chamado azul de metileno seu volume varia de 400ml a 700ml, se houver rompimento é detectado imediatamente através da urina que terá sua cor alterada para um tom azulado.

Neste caso o balão deverá ser substituído ou retirado, independentemente do tempo em que isto vier a acontecer.

Também existe balão em que se insufla apenas ar.

Orientações:

A sensação de que existe algo diferente dentro do estômago ao colocar o BIB varia de pessoa para pessoa. Durante o tratamento é possível que você sinta o Balão Intragástrico no estômago, mas após um curto período de tempo essa sensação diminui.

Nas primeiras 72 horas após a colocação do BIB é comum que você sinta um pouco de enjôo e certo desconforto abdominal. Isso acontece porque o organismo precisa se adaptar à presença do balão intragástrico. Após o período de adaptação, o desconforto passa e você pode prosseguir com suas atividades diárias, inclusive exercícios físicos indicados pelo médico.

Com a colocação do Balão Intragástrico; não vai tirar sua fome! Ao colocar o Balão Intragástrico ele passa a ocupar um espaço em seu estômago, provocando uma sensação de saciedade. O resultado é que você irá comer menos, pois logo estará satisfeito com uma menor quantidade de comida ingerida.

Como em qualquer tratamento médico, os remédios são necessários para dar apoio ao processo. Durante toda a permanência do Balão Intragástrico é preciso controlar a acidez do estômago com o uso constante de medicação específica, sempre indicada pelo médico que acompanha o seu tratamento.

Não há registros de casos em que o BIB tenha se rompido dentro do estômago de um paciente, porém existe sim uma pequena possibilidade de ocorrer. Por isso, é importante seguir as orientações médicas e ter em mente que acidentes ou agressões na região do estômago podem afetar a utilização do Balão Intragástrico.

Caso haja rompimento é preciso procurar o médico que realizou o procedimento para que seja feita a retirada do BIB em até 24 horas.

É importantíssimo que você mantenha um acompanhamento médico multidisciplinar durante o tratamento com o BIB. Profissionais das áreas de nutrição, endocrinologia, psicologia e atividade física devem ser consultados periodicamente. Mas, o fundamental para que o tratamento renda bons resultados é que você seja o seu próprio aliado, que procure se adaptar às orientações médicas e manter um comportamento mais saudável.

A manutenção do peso, independente do método escolhido para o emagrecimento, depende de disciplina e força de vontade. Durante os meses de tratamento com o BIB, procure seguir as orientações de profissionais (Endocrinologistas, Nutrólogos, Nutricionistas) para uma reeducação alimentar, adquirindo hábitos alimentares mais saudáveis, bem como a prática de atividades físicas, pois é isso que irá garantir a manutenção do peso depois da retirada do Balão Intragástrico.

Retirada do BIB:

A retirada do balão é realizada através de endoscopia onde o balão é esvaziado no interior do estômago e retirado com instrumentos especiais através do esôfago. Após, o paciente deve continuar fazendo acompanhado com a equipe multidisciplinar, psicólogica, nutricionista e endocrinologista para a manutenção do peso.





Imprimir
 
Indicar a um amigo
 



Voltar
2017 - Endoscopia Paulista Ltda.
Rua José Dal Farra, 77 - Centro - CEP 18602-020 - Botucatu/SP - Fone/Fax: (14) 3813-3133/3813-5530